31 de outubro de 2013

O que tem em comum entre o vaga-lume, os bastões luminosos das festas e o Prêmio Nobel de Química do ano de 2008?



Para muitos, ou a sua totalidade, a relação entre estes três torna-se inexistente; mas uma vez que relacionamos a Química, tudo faz sentido, tudo é explicado.

A ligação existente entre eles é denominada Bioluminescência ou Quimiluminescência, um processo em que à excitação do analito/organismo por meio de uma reação química, com emissão de luz posteriormente. Mas como esta luz emitida praticamente não dissipa calor, ela é frequentemente chamada de LUZ FRIA.

O pesquisador Osama Shimomura, conseguiu isolar pela primeira vez em 1960, uma proteína que emitia uma intensa fluorescência verde quando irradiada por uma luz azul, a partir de águas-vivas bioluminescentes coletadas na costa oeste dos Estados Unidos.
Mas aí você, meu caro leitor, poderia me questionar: Onde esta a Química nisso, e como ela explica a relação descrita acima? Então irei te responder imediatamente.
A proteína fluorescente verde, ou como ela é chamada GFP (Green Fluorescent Protein), revolucionou as áreas médicas e biólogas, quando permitiu marcar células cancerígenas, auxiliando na seleção de novas drogas e agentes terapêuticos; além de marcar vírus, bactérias e fungos patológicos, rastreando infecções e auxiliando no desenvolvimento de novas terapias, dentre outras técnicas. Nenhuma outra técnica utilizada conseguia tais processos biológicos e patológicos em tempo real e com tanta sensibilidade.

E esta descoberta, fez com que o Shimomura conquistasse o Prêmio Nobel de Química em 2008, devido a revolução médica/biológica alcançada.

As reações subsequentes, são as etapas da fluorescência gerada pela GFP:
·          Luciferina + O2+ Luciferase → [Luciferase-oxiluciferina]* + CO2
·          [Luciferase-Oxiluciferina]* + GFP → [GFP*]
·         [GFP]* → GFP + Luz verde

Já nos vaga-lumes, a reação envolvida no processo é bem mais complexa, mas o processo é o mesmo, onde completada um ciclo, há emissão de luz. Luz esta tão bela que encanta desde crianças a adultos, e nós nos perguntávamos como acontecia. Então está aí a resposta.




E por fim, o mesmo acontece com os bastões que utilizamos em nossas festas. Um objeto aparentemente simples, mas para emitir a sua luz tão característica,há uma série de reações químicas bem complexas, em um pequeno tubo.

                                                
   Por: Adriana Gonçalves de Sousa

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este blog não se responsabiliza pelos comentários de terceiros.